Criptococose


A rotina de uma clinica veterinária, mostra como a criptococose acomete a vida dos gatos e que os diagnósticos diferenciados devem fazer parte da rotina da clinica veterinária, principalmente se forem acometidos com problemas de doenças do trato respiratório, sistema nervoso etc.

Veja o post abaixo, informações retiradas do instagram de uma clinica veterinária, @vetzoo sobre a rotina deles com a criptococose em gatos.





"A criptococose é ocasionada pelo fungo Cryptococcus neoformans e considerada comum em gatos, devendo fazer parte do diagnóstico diferencial em pacientes com doenças do trato respiratório, nódulos subcutâneos, linfadenopatias, inflamação intraocular, febre e doenças do sistema nervoso central.
Os pacientes acometidos variam de 6 meses a 16 anos de idade, cujos machos apresentam maior ocorrência em alguns estudos.

Frequentemente, infecção da cavidade nasal com espirros e secreções uni ou bilateral, variando de serosa a mucopurulenta, podendo conter sangue, são relatadas.

Lesões granulomatose nas narinas, deformidades faciais e lesões ulcerativa são comuns, assim como linfadenopatia submandibular em gatos com rinite.



O diagnóstico definitivo pode ser obtido por meio de testes de antígenos, cito/ histopatológico ou cultura do fungo".

Postagem anterior
Proximo post
‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››