Bactérias

Considerando o aspecto estrutural geral, a bactéria é basicamente constituída por uma membrana plasmática, que pode sofrer invaginação, formando um mesossomo concentrada em enzimas respiratórias.

O material genético localiza-se normalmente em uma região chamada de nucleoide, havendo, em alguns casos, moléculas menores de DNA (os plasmídeos), contendo genes que desempenham funções diversas, como a resistência a antibióticos e ação tóxica injetada em bactérias competidoras, induzindo a degradação (morte).

Classificação


De acordo com a forma e afinidade colonial das bactérias, podem ser classificadas em: cocos, bacilos, espirilo, vibriões, estafilococos, sarcina, estreptobacilos, diplococos ou estreptococos. Para saber mais sobre essa classificação.

Para mais informações acesse: Classificação das Bactérias.

Estrutura das bactérias
São organismos unicelulares com tamanho microscópico. Possuem uma rígida parede celular que envolve externamente a membrana plasmática, que contem peptídeos (proteínas) interligados a polissacarídeos (açúcares), tendo um complexo denominado de pepdidoglicnas. Essa substância é responsável pela forma, proteção física e osmótica do organismo.
Algumas espécies de bactérias possuem uma cápsula uniforme, espessa e viscosa, atribuindo uma proteção extra contra a penetração de vírus (bacteriófagos), resistência à ofensiva dos glóbulos brancos (fagocitose), além de proporcionar adesão quando conjuntas em colônia.

Locomoção das bactérias

A locomoção de muitas bactérias ocorre por batimento flagelar, longos filamentos formados por fibrila, um arranjo estrutural diferenciado dos flagelos de eucariotos. Outros anexos como os pelos ou fimbrias também podem auxiliar no deslocamento, intercâmbio (conjugação) de material genético entre bactérias ou até mesmo facilitar a aderência e infecção a um hospedeiro.
Mapa Mental - Bactérias
* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Informações tiradas do: brasilescola