Bordetella em cães


A bordetella é uma doença causada por uma bactéria que atinge tanto os animais como os humanos
Embora nos humanos a doença não aconteça frequentemente,existem alguns casos em que o individuo contraiu a doença estando imunossuprimido,mas também já foram relatados casos em que o paciente estava saudável.


Esta bactéria é conhecida popularmente por causar a "tosse dos canis",este nome popular é devido a forma de contagio da bactéria,que pode ser  por contato direto ou pelo ar,o que vai causar diversos surtos em cães que vivem juntos, como em canis e abrigos.                Em um cachorro saudável, a Bordetella pode manifestar-se simplesmente com tosse, por outro lado, em um filhote, pode chegar a ser fatal.



Resultado de imagem para bordetella em cães


Sintomas de infecção por Bordetella em cães

A bactéria Bordetella causa uma traqueobronquite infecciosa canina (tosse dos canis).
Quando um cão está infectado por este agente patogênico produz-se uma manifestação que afeta principalmente o aparelho respiratório e podemos observar no cachorro afetado os seguintes sintomas:
  • -Tosse persistente
  • -Arcadas, vômitos
  • -Perda de apetite
  • -Febre
  • -Letargia
  • -Expectoração de secreções respiratórias
A presença de um ou vários destes sintomas deve alertar-nos e devemos tentar que o cão afetado tenha assistência veterinária o quando antes, igualmente importante é que se proceda ao isolamento do cão afetado, caso contrário, a bactéria pode se propagar.

Vacina canina contra a Bordetella

A partir das 3 semanas de vida, um cachorro pode ser vacinado contra a Bordetella, no entanto, a distribuição desta vacina não é tão ampla como em outros casos e em algumas zonas geográficas pode não ser encontrada. A vacina pode ser administrada via subcutânea ou nasal, o veterinário pode aconselhar você sobre qual é a melhor opção.
A renovação desta vacina é anual ou semestral no caso de alguns cães adultos, e nem todos os cães precisam dela, sendo especialmente indicada para quando o nosso pet vai conviver com vários cães.


Referência:
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10134/tde-01092015-143702/en.php




Postagem anterior
Proximo post
‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››