A doença de Newcastle, também chamada de pseudo peste aviária, pneumoencefalite aviária e desordem respiratório-nervosa é uma enfermidade viral, aguda e altamente contagiosa, acomete aves silvestres e comerciais (galinha, peru, frango e etc.), considerada a doença mais devastadora entre as doenças da criação industrial de aves, por acometer diferentes espécies, os sintomas e gravidade da doença pode varias de acordo com a espécie, o vírus pode ser patogênico para um especie e na outra não acontecer nada. Os sinais clínicos e mortalidade variam de acordo com a patogenicidade do vírus.
O vírus pertence a família Paramyxoviridae do gênero Avulavirus. A Doença de Newcastle é uma doença de distribuição mundial, sendo que tem áreas que ela é endêmica e áreas/países que são livres da doença
A infecção pode ocorrer através da inalação ou ingestão, sendo que o vírus está presente no ar exalado pelas aves, nas fezes e em toda parte da carcaça da ave durante a infecção aguda e na morte. A contaminação de outras aves pode se dar por meio de aerossóis e pela ingestão de água ou comida contaminada.
Essas informações foram tiradas dos sites: